Responsável

Rafael Silva Rocha
Professor Doutor – Ms 3

Tel.: (16) 3315-3229

Email: silvarochar@gmail.com

» Currículo Lattes
» Fapesp

Linhas gerais

O objetivo principal do grupo de pesquisa é entender os mecanismo moleculares relacionados com a regulação gênica em microrganismos procarióticos e eucarióticos  mediante a utilização de abordagens de Biologia Sintética e Sistêmica.

Linhas de pesquisa

Através do desvendamento dos mecanismos de regulação gênica, o grupo alveja a formação de novos conceitos e a construção de novas ferramentas para a engenharia de circuitos regulatórios em células vivas, visando diversas aplicações biotecnológicas. Para tanto, o grupo utilizada uma combinação de ferramentas de biologia molecular juntamente com abordagens computacionais para abordar diversos aspectos da regulação gênica, utilizando para tanto desde de a construção e caracterização de mutantes, a caracterização de promotores fusionados ao gene repórter GFP, análise bioinformática de genomas e transcritomas e até mesma a elaboração de modelos matemáticos visando a descrição dos fenômenos de interesse. Dada a grande complexidade e multidisciplinariedade dos trabalhos realizados, estudantes de diferentes árias do conhecimento (biologia, química, física, matemática, informática, etc.) são de interesse para o grupo. Assim, as principais linhas de pesquisa do grupo são:

1- Desenvolvimento de novas ferramentas genéticas para microrganismos:
Visa o desenvolvimento de novas técnicas e ferramentas para a manipulação genética de organismos vivos, focando principalmente na construção e caracterização de vetores modulares otimizados para bactérias gram-negativas e fungos filamentosos.

2- Biologia Sistêmica:
Visa o estudo das propriedades das redes regulatórias dos organismos de interesse através da utilização da bioinformática e da biologia computacional para integrar dados de larga escala, principalmente de genômica estrutural e funcional e de transcritomas.

3- Biologia Sintética:
Visa o desenho, construção e caracterização de novos circuitos regulatórios através da utilização de partes biológicas e de modelos computacionais com o objetivo de redesenhar microrganismos para aplicações biotecnológicas.

Publicações

» Scholar
» Site