Diretrizes para exames de qualificação do PPG em Biologia Celular e Molecular de FMRP-USP
                                         (Aprovadas na reunião da CCP de 17/09/2019)

EXAME DE QUALIFICAÇÃO (EQ)
Objetivo:

O exame de qualificação, de caráter obrigatório, tem como objetivo avaliar a capacidade do candidato de desenvolver, de forma independente, o seu projeto de dissertação/tese, dentro de sua área de pesquisa.

Inscrição:

O EQ é obrigatório para todos os alunos matriculados no Programa.
Doutorado: em até 24 meses, completados 10 créditos.
Doutorado Direto: em até 30 meses, completados 20 créditos.
Mestrado: em até 18 meses e completados 10 créditos.
O exame deverá ser realizado, no máximo, em 90 dias contados a partir da data de inscrição.

Formato:

A Banca Examinadora será composta por três pesquisadores, indicados pela CCP.

O EQ terá duas partes
Mestrado

1. Apresentação oral do projeto de Mestrado incluído os resultados obtidos até o momento do EQ e perspectivas para a finalização do Projeto.

2. Arguição do conteúdo apresentado.

Doutorado

1. Apresentação oral dos resultados gerados pelo doutorando na forma de seminário com arguição do conteúdo apresentado.
2. Apresentação dos resultados gerados pelo doutorando, em formato de manuscrito, em inglês, submetido ou a ser submetido à análise para publicação em periódico científico. Arguição do conteúdo apresentado

Aprovação/Reprovação

1. Durante a avaliação será levada em conta a participação do aluno nos Seminários do Programa.
2. Será considerado aprovado o aluno que demonstrar conhecimento crítico das questões biológicas abordadas e das potencialidades e limitações da abordagem experimental utilizada.
3. No caso de reprovação, o aluno poderá prestar novo exame no prazo máximo de 30 dias após a data do primeiro exame. No caso de segunda reprovação o estudante será automaticamente desligado do Programa de Pós-Graduação.

Orientação sobre o EQ.
I. EQ de Mestrado
I.II. A apresentação oral do Projeto deve conter: fundamentação, objetivos, resultados, discussão e perspectivas para sua finalização, com duração mínima de 45 minutos e máxima de 60 minutos.
I.III. A apresentação deve ser feita de forma clara e com profundidade suficiente a fim de comprovar que o pós-graduando domina os conceitos de biologia celular e molecular relacionados ao seu Projeto.
II. EQ de Doutorado
II.I. A apresentação oral dos resultados gerados pelo doutorando deve conter: fundamentação, objetivos, resultados, discussão e perspectivas para sua finalização, com duração mínima de 45 minutos e máxima de 60 minutos.
II.II. O manuscrito, submetido ou em preparação, em inglês, deve ser redigido pelo aluno e previamente discutido com o orientador sobre o seu conteúdo e figuras. O manuscrito deve ser entregue aos membros examinadores da banca de qualificação com antecedência de no mínimo 7 (sete) dias à data de realização do exame. Caso esse limite de sete dias não seja cumprido, a banca examinadora poderá reprová-lo sem a realização do exame.
II.III. Os pontos mais importantes para a avaliação serão:
1) o conteúdo do artigo;
2) a adequabilidade dos estudos para compor uma tese de doutoramento;
3) a maturidade e conhecimento do aluno acerca do trabalho em desenvolvimento.
II.III. O texto deve conter a compilação dos resultados, parciais ou finais, de sua Tese de Doutorado. Em casos de manuscritos parciais, o estudante pode incluir as estratégias e experimentos futuros que foram delineadas e que serão realizados para concluir o estudo. É desejável que o aluno seja primeiro autor ou divida a primeira autoria do artigo. É essencial que ele tenha participado da redação e elaboração do artigo.
Em se tratando de um manuscrito publicado ou aceito para a publicação, é essencial que esse
manuscrito faça parte da tese de doutoramento do estudante.
II.IV A apresentação oral do manuscrito deve ser feita em forma de seminários contemplando as seções de Introdução, material e métodos, resultados e discussão do manuscrito. A apresentação pode ser feita em inglês ou português. Os slides devem ser preparados em inglês.
II.V. O estudante será arguido pela comissão examinadora sobre o seminário e texto apresentado. Cada membro da comissão terá 20 minutos para arguir e o candidato disporá de até 20 minutos para responder cada membro da comissão.
EXAME DE TRANSPOSIÇÃO DE NIVEL (ETN).
Orientação sobre o ETN (mestrado para doutorado sem defesa de dissertação).
A solicitação para o exame deverá ser realizada, no máximo, 30 dias após o exame de qualificação de mestrado. Para a solicitação é necessário um parecer do orientador. É desejável que o exame ocorra no momento da qualificação de mestrado.
Formato:
O ETN consiste na apresentação oral dos resultados obtidos durante o mestrado e do projeto a ser desenvolvido durante o doutoramento. O estudante deverá demonstrar maturidade para discutir os resultados e as perspectivas futuras para adequação dos estudos para uma tese de Doutoramento. A apresentação deverá ter cerca de 40 minutos de duração e será seguida de arguição pela banca examinadora. A banca será definida pela CCP e será composta por 3 docentes. O presidente da banca será responsável pela emissão de um parecer com o resultado final.
Aprovação/Reprovação
Para ser aprovado, o aluno deverá:
i) apresentar de maneira clara e adequada os resultados gerados durante o mestrado;
ii) demonstrar maturidade para explicar e defender o projeto de doutoramento, destacando a adequabilidade do projeto para uma tese de doutoramento.
No caso de reprovação no ETN, o aluno se manterá no mestrado.