PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

EXAME DE QUALIFICAÇÃO (EQ)
Requisitos gerais.
Objetivo:

O exame de qualificação, de caráter obrigatório, tem como finalidade avaliar a maturidade didático-científica do aluno e os progressos obtidos durante o desenvolvimento do seu projeto de pesquisa.

Inscrição:
O EQ é obrigatório para todos os alunos matriculados no Programa.
Doutorado: em até 24 meses, completados 10 créditos.
Doutorado Direto: em até 36 meses, completados 20 créditos.
Mestrado: em até 18 meses e completados 10 créditos.
O exame deverá ser realizado, no máximo, em 60 dias contados a partir da data de inscrição.
Formato:
A Banca Examinadora será composta por três pesquisadores, indicados pela CCP.
O EQ consiste de duas partes:

1. Apresentação de aula de pós-graduação (doutorado) e graduação (mestrado) em temas atuais de biologia celular e molecular.
2. Para Doutorado: Arguição dos resultados gerados pelo doutorando, em formato de manuscrito, em inglês, submetido ou a ser submetido à análise para publicação em periódico científico.

Aprovação/Reprovação

Será considerado aprovado o aluno que demonstrar conhecimento crítico das questões biológicas abordadas e das potencialidades e limitações da abordagem experimental utilizada. No ato da inscrição e durante a avaliação será levado em conta o desempenho e a frequência do aluno nas disciplinas Fronteiras da Biologia Celular e Molecular e nos seminários do programa.

No caso de reprovação, o aluno poderá prestar novo exame no prazo máximo de 30 dias após a data do primeiro exame. No caso de segunda reprovação o estudante será automaticamente desligado do Programa de Pós-Graduação.

Orientação sobre o EQ.

I. Aula

I.I. No momento da inscrição do exame de qualificação, além de ter completado os créditos exigidos, deve comprovar a participação em comissões organizadores de eventos do Programa de Biologia Celular e Molecular e informar a frequência nas disciplinas de Fronteiras e Seminários do Programa.

I.II. A aula deve ser apresentada em nível de Pós-graduação para Doutorado e graduação para Mestrado, com duração mínima de 45 minutos e máxima de 60 minutos.

I.III. O conteúdo, deve ser exposto de forma clara, abrangente e com profundidade suficiente a fim de comprovar que o mesmo domina os conceitos de biologia celular e molecular relacionados na sua aula.

I.V. A escolha do tema da aula para o EQ do Mestrado e Doutorado é livre, mas deve ser ajustada de acordo com o nível (Pós-graduação para Doutorado e graduação para Mestrado). Para EQ do Doutorado, o tema da aula pode ser relacionado, mas não deve ser idêntico ao do assunto principal do projeto do discente.

II. Manuscrito para EQ de Doutorado

II.I. O manuscrito, submetido ou em preparação, em inglês, deve ser redigido pelo aluno e previamente discutido com o orientador sobre o seu conteúdo e figuras. O manuscrito deve ser entregue aos membros examinadores da banca de qualificação com antecedência de no mínimo 7 (sete) dias à data de realização do exame. Caso esse limite de sete dias não seja cumprido, a banca examinadora poderá reprova-lo sem a realização do exame.

II.II. Os pontos mais importantes para a avaliação serão: 1) o conteúdo do artigo; 2) a adequabilidade dos estudos para compor uma tese de doutoramento; 3) a maturidade e conhecimento do aluno acerca do trabalho em desenvolvimento.

II.III. O texto deve conter a compilação dos resultados, parciais ou finais, de sua Tese de Doutorado. Em casos de manuscritos parciais, o estudante pode incluir as estratégias e experimentos futuros que foram delineadas e que serão realizados para concluir o estudo. É desejável que o aluno seja primeiro autor ou divida a primeira autoria do artigo. É essencial que ele tenha participado da redação e elaboração do artigo.
Em se tratando de um manuscrito publicado ou aceito para a publicação, é essencial que esse manuscrito
faça parte da tese de doutoramento do estudante.

II.IV. O estudante será arguido pela comissão examinadora sobre o texto apresentado. Cada membro da comissão terá 20 minutos para arguir e o candidato disporá de até 20 minutos para responder cada membro da comissão.

EXAME DE TRASNPOSIÇÃO DE NIVEL (ETN).

Orientação sobre o ETN (mestrado para doutorado sem defesa de dissertação).

A solicitação para o exame deverá ser realizada, no máximo, 30 dias após o exame de qualificação de mestrado. Para a solicitação é necessário um parecer do orientador. É desejável que o exame ocorra no momento da qualificação de mestrado.

Formato:

O ETN consiste na apresentação oral dos resultados obtidos durante o mestrado e do projeto a ser desenvolvido durante o doutoramento. O estudante deverá demonstrar maturidade para discutir os resultados e as perspectivas futuras para adequação dos estudos para uma tese de Doutoramento. A apresentação deverá ter cerca de 40 minutos de duração e será seguida de arguição pela banca examinadora.

A banca será definida pela CCP e será composta por 3 docentes. O presidente da banca será responsável pela emissão de um parecer com o resultado final.

Aprovação/Reprovação

Para ser aprovado o aluno deverá: i) apresentar de maneira clara e adequada os resultados gerados durante o mestrado; ii) demonstrar maturidade para explicar e defender o projeto de doutoramento, destacando a adequabilidade do projeto para uma tese de doutoramento. No caso de reprovação no ETN, o aluno se manterá no mestrado.